Comprar Agora

 

 

Dores musculares

  Nossos músculos são responsáveis por desenvolver importantes funções em nosso organismo: locomoção, postura, força, proteção, etc. Como qualquer outra parte de nosso corpo, os músculos são inervados por fibras sensoriais que captam informações de comprimento, intensidade da força de contração e dor. As dores musculares podem se originar a partir de um trabalho muscular excessivo ou contrações prolongadas, onde há produção de substâncias químicas algógenas, um bom exemplo disto, é acúmulo de ácido lático, que em excesso sensibiliza as terminações nervosas dolorosas no músculo resultando em dor.

Além disso, o uso inadequado da musculatura aliado à falta de alongamento e posturas incorretas, são uma das principais causas do aparecimento de dores musculares.

Em posturas viciosas e inadequadas, o músculo é mantido em uma mesma posição por tempo prolongado, induzindo à produção de acido lático por falta de oxigenação devido à contração demorada que é submetido, levando ao surgimento de dores e espasmos musculares.

Portanto, previna-se, evite posturas erradas ao sentar na frente do computador, no sofá, ao deitar e no trabalho. Pratique alongamento de cinco a dez minutos todos os dias ao levantar da cama ou antes de dormir,  melhor ainda se você realizar uma atividade física regularmente. Desta maneira, você estará diminuindo as chances de ter dores musculares.

Exercícios de alongamento

Recomenda-se alguns exercícios de alongamento para prevenção de dores musculares:

Atenção: Caso aumente ou persista por muito tempo suas dores, procure um especialista!